Monitoramento Ambiental

PROMCAMB - Projeto Municipal de Controle Ambiental

- OBJETIVO: Monitorar a qualidade do ar e água de todos os municípios brasileiros. Coletando amostras, submetendo-as a análise e fomentando uma base de dados nacional com os resultados. Com as informações disponíveis os fiscais/agentes de saúde/meio-ambiente passam a solicitar/intimar soluções dos responsáveis pela emissão de poluentes.

- ESTRATÉGIA: - Transfere-se o controle ambiental aos municípios. O IBAMA além de dar suporte e capacitar os municípios, passa a certificar os municípios ambientalmente controlados. Os municípios sem a certificação são penalizados.

- CONSEQÜENCIAS: - Os municípios que tratam os rios como esgotos serão obrigados a construir estações de tratamento. As indústrias seguirão o mesmo caminho.
- Os resíduos dos defensivos e fertilizantes químicos serão monitorados. Produtos proibidos serão identificados e localizados possibilitando a tomada de medidas preventivas e corretivas.

- As áreas contaminadas com mercúrio serão localizadas.

- Com os rios limpos nossa população será mais saudável e os alimentos produzidos no Brasil terão mais qualidade.

- A demanda de estações de tratamento irá gerar empregos sem onerar os cofres públicos. Em 1998 o Brasil teve 4 bilhões de dólares em fundos não reembolsáveis para projetos/programas ecológicos. Usou apenas 300 milhões.

O PROMCAMB - PROJETO MUNICIPAL DE CONTROLE AMBIENTAL composto pelo conjunto de três módulos que são:

1º) Capacitação e treinamento em áreas técnicas (planificação, fiscalização) ambientais para funcionários Municipais;

2º) Cadastramento de pontos de coleta de amostras para análise bioquímica; e aquisição e rotulação dos recipientes;

3º) Coleta de amostras (líquidos, sólidos, gases), análise bioquímica, fomento da base de dados, tratamento das informações e distribuição das mesmas aos organismos competentes (IBAMA, MMA e outros);

O SIMCAAM - SISTEMA DE MONITORAÇÃO DE CONTROLE AMBIENTAL EM ÂMBITO MUNICIPAL composto pelo conjunto de manuais, formulários e programas de computador para cadastramento, processamento de dados, emissão de relatórios e etiquetas (rótulos). O SIMCAAM da tratamento aos dados do PROMCAMB transformando-os em informações utilizadas na sua execução e manutenção.

CACAAM - CURSO APLICADO DE CONTROLE AMBIENTAL EM ÂMBITO MUNICIPAL composto pelo conjunto de quatro módulos de que são: 1º) O Controle Ambiental (O que é controle ambiental, efeitos e causas de desastres ecológicos e epidemias, o que vem sendo feito no Brasil e no mundo e tipos de análise química e biológica); 2º) Técnicas de coleta de sólidos, líquidos e gases; 3º) Fluxo de dados do SIMCAAM (formulários, rótulos, relatórios cópias de segurança); 4º) Operação do SIMCAAM;

A tarefa do GESTOR é coordenar a criação do PROMCAMB - PROJETO MUNICIPAL DE CONTROLE AMBIENTAL, do CACAAM - CURSO APLICADO DE CONTROLE AMBIENTAL EM ÂMBITO MUNICIPAL e do SIMCAAM - SISTEMA DE MONITORAÇÃO DE CONTROLE AMBIENTAL EM ÂMBITO MUNICIPAL cuidando para que reflitam os seus objetivos; divulgar o PROMCAMB às prefeituras municipais adaptando-o as mesmas e encaminhá-los ao FNMA.

O PROMCAMB deve nascer em sintonia com os organismos nacionais e/ou internacionais, para que os frutos de sua existência possam ser assimilados pelos mesmos, refletindo benefícios à saúde e ao meio-ambiente. Para isso precisamos ajustar sua base de dados para que seja compatível com as já existentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Juiz Sérgio Moro, da Lava jato, defende prisão após condenação em segund...

Corretor de Imóveis