Monitoramento Ambiental
PROMCAMB - Projeto Municipal de Controle Ambiental
- OBJETIVO: Monitorar a qualidade do ar e água de todos os municípios brasileiros. Coletando amostras, submetendo-as a análise e fomentando uma base de dados nacional com os resultados. Com as informações disponíveis os fiscais/agentes de saúde/meio-ambiente passam a solicitar/intimar soluções dos responsáveis pela emissão de poluentes.
- ESTRATÉGIA: - Transfere-se o controle ambiental aos municípios. O IBAMA além de dar suporte e capacitar os municípios, passa a certificar os municípios ambientalmente controlados. Os municípios sem a certificação são penalizados.
- CONSEQÜENCIAS: - Os municípios que tratam os rios como esgotos serão obrigados a construir estações de tratamento. As indústrias seguirão o mesmo caminho.
- Os resíduos dos defensivos e fertilizantes químicos serão monitorados. Produtos proibidos serão identificados e localizados possibilitando a tomada de medidas preventivas e corretivas.
- As áreas contaminadas com mercúrio serão localizadas.
- Com os rios limpos nossa população será mais saudável e os alimentos produzidos no Brasil terão mais qualidade.
- A demanda de estações de tratamento irá gerar empregos sem onerar os cofres públicos. Em 1998 o Brasil teve 4 bilhões de dólares em fundos não reembolsáveis para projetos/programas ecológicos. Usou apenas 300 milhões.
O PROMCAMB - PROJETO MUNICIPAL DE CONTROLE AMBIENTAL composto pelo conjunto de três módulos que são:
1º) Capacitação e treinamento em áreas técnicas (planificação, fiscalização) ambientais para funcionários Municipais;
2º) Cadastramento de pontos de coleta de amostras para análise bioquímica; e aquisição e rotulação dos recipientes;
3º) Coleta de amostras (líquidos, sólidos, gases), análise bioquímica, fomento da base de dados, tratamento das informações e distribuição das mesmas aos organismos competentes (IBAMA, MMA e outros);
O SIMCAAM - SISTEMA DE MONITORAÇÃO DE CONTROLE AMBIENTAL EM ÂMBITO MUNICIPAL composto pelo conjunto de manuais, formulários e programas de computador para cadastramento, processamento de dados, emissão de relatórios e etiquetas (rótulos). O SIMCAAM da tratamento aos dados do PROMCAMB transformando-os em informações utilizadas na sua execução e manutenção.
CACAAM - CURSO APLICADO DE CONTROLE AMBIENTAL EM ÂMBITO MUNICIPAL composto pelo conjunto de quatro módulos de que são: 1º) O Controle Ambiental (O que é controle ambiental, efeitos e causas de desastres ecológicos e epidemias, o que vem sendo feito no Brasil e no mundo e tipos de análise química e biológica); 2º) Técnicas de coleta de sólidos, líquidos e gases; 3º) Fluxo de dados do SIMCAAM (formulários, rótulos, relatórios cópias de segurança); 4º) Operação do SIMCAAM;
A tarefa do GESTOR é coordenar a criação do PROMCAMB - PROJETO MUNICIPAL DE CONTROLE AMBIENTAL, do CACAAM - CURSO APLICADO DE CONTROLE AMBIENTAL EM ÂMBITO MUNICIPAL e do SIMCAAM - SISTEMA DE MONITORAÇÃO DE CONTROLE AMBIENTAL EM ÂMBITO MUNICIPAL cuidando para que reflitam os seus objetivos; divulgar o PROMCAMB às prefeituras municipais adaptando-o as mesmas e encaminhá-los ao FNMA.
O PROMCAMB deve nascer em sintonia com os organismos nacionais e/ou internacionais, para que os frutos de sua existência possam ser assimilados pelos mesmos, refletindo benefícios à saúde e ao meio-ambiente. Para isso precisamos ajustar sua base de dados para que seja compatível com as já existentes.
Comentários